Subscreva a nossa newsletter e receba novidades e promoções exclusivas!

Gravidez: 10 Dicas para melhorar o seu bem-estar

Outubro 1, 2020

Partilhe este artigo, escolha a sua rede social!

A gravidez é uma fase de amor, esperança e felicidade, contudo traz também algum desconforto físico e preocupações com a saúde e imagem. Para uma gestação tranquila e saudável, siga as nossas dicas e melhore o seu bem estar durante esta fase tão importante.

 

  1. Pratique exercício físico: A sensação de inchaço é um sintoma muito comum durante a gravidez e ao praticar desporto, vai estimular a sua circulação, diminuindo assim esse desconforto. O exercício regular na gravidez traz-lhe uma série de vantagens: ajuda a controlar o ganho de peso, ativa a circulação sanguínea e linfática, melhora o humor, alivia o stress, prepara os músculos do seu corpo para o parto, entre outros.

    Pilates, ioga, natação, caminhada e hidroginástica são geralmente as atividades mais praticadas por grávidas. Experimente dedicar 30 minutos do seu dia à prática de exercício e verá como se sente muito melhor.

 

  1. Mime-se: há quanto tempo não faz uma pedicure? Agora que está grávida é a altura ideal. Cuide de si, porque merece! Aproveite para ir às compras, para fazer a manicure e pedicure, para ir ao cabeleireiro. Sinta-se a melhor versão de si mesma, porque depois do bebé nascer, arranjar tempo para si vai ser mais complicado.

 

  1. Hidrate bem a sua pele: é sempre importante manter a pele hidratada, principalmente quando está grávida, porque as mudanças hormonais, vasculares e imunológicas por que poderá passar, têm influência na sua pele, ficando mais suscetível ao aparecimento de estrias, ou até a irritação, eczemas ou manchas. O uso de um bom hidratante no corpo, preferencialmente um creme gordo, em especial na barriga e seios, irá evitar e/ou atenuar o aparecimento de estrias.

 

  1. Durma bem e repouse ao longo do dia: nesta fase, é normal que se sinta mais cansada durante o dia. Por isso, deve dormir 8 horas por dia e tirar algum tempo para cuidar de si e descansar durante o dia, principalmente quando está mais calor. Os especialistas recomendam que se deite do lado esquerdo, com uma almofada entre as pernas, pois esta posição facilita a circulação sanguínea, assim como a passagem de oxigénio para o bebé através do cordão umbilical.

 

  1. Utilize os truques certos para contornar os desconfortos e os enjoos: os enjoos matinais são um dos sintomas mais frequentes da gravidez. Há quem os tenha apenas no primeiro trimestre, mas noutros casos podem permanecer durante os nove meses. Nestes casos, o mais importante é que não fique muitas horas sem comer e dê preferência a alimentos mais secos entre as refeições, como as bolachas de água e sal. Se sofre de azia, não beba água às refeições e não se deite imediatamente a seguir a comer.

 

  1. Não consuma tabaco nem bebidas alcoólicas: Evitar beber álcool ou fumar durante a gestação é fundamental para uma gravidez saudável. Os malefícios destas substâncias estão mais do que comprovados no que respeita à saúde materna e ao impacto negativo no desenvolvimento fetal ainda que sejam consumidas em pequenas quantidades. Também deve evitar tomar quaisquer medicamentos durante a gravidez, a não ser que seja mesmo necessário ou que tal tenha sido indicado pelo seu médico.

 

  1. Utilize roupa confortável e adequada à fase da gravidez: Isto não significa que precisa de andar sempre de fato de treino ou pijama, mas sim que deve escolher roupas confortáveis e principalmente que não a apertem na zona da barriga. Privilegie também o calçado mais confortável e evite o uso de saltos altos.

 

  1. Beba muita água e mantenha uma alimentação equilibrada: ingerir líquidos é fundamental para se sentir hidratada e optar por uma alimentação leve, como legumes, verduras e frutas, vai ajudar a nutrir o seu corpo, que é a casa do seu bebé! A dieta na gravidez é geralmente rica em vitaminas, proteínas, carboidratos integrais, ferro e cálcio, mas deve ser sempre definida juntamente com um médico ou nutricionista. Deve também reduzir o sal e o açúcar, por causa da tensão arterial e para evitar diabetes na gravidez.

 

  1. Aprenda tudo sobre o parto e os bebés! Tente absorver toda a informação possível sobre o tema. No curso de preparação para o parto, aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o trabalho de parto, o pós-parto e as mudanças no seu corpo.

    Para uma gravidez saudável e segura, é essencial sentir-se o mais preparada possível, confiante e capaz de lidar com todo o processo. Também é fundamental que aprenda a reconhecer algumas necessidades do seu bebé, de modo a que esteja mais segura e preparada e saiba exatamente o que fazer quando as coisas correrem menos bem.

 

  1. Faça uma massagem gestante: Esta dica é ouro, acredite. Especialmente destinada a mulheres grávidas, esta massagem é executada com óleo de grainha de uva, numa posição confortável e adequada.

    No final da massagem, sentirá um alívio da dor de costas (provocada pelo peso da barriga), melhoria na circulação devido à estimulação do sistema circulatório e linfático. Para além disso, promove a firmeza da pele e a hidratação corporal, reduzindo o aparecimento de estrias, e ainda terá uma sensação de relaxamento, que a vai ajudar a combater a ansiedade!

 

É importante que escolha um centro de confiança, com profissionais experientes, para que tudo corra bem. O MyWellness oferece um serviço de massagens gestantes seguras, desempenhadas por profissionais certificadas e com muitos anos de experiência.

 

Se quer aliviar o desconforto que a gravidez pode provocar e sentir-se melhor, venha experimentar a nossa Massagem Gestante! Faça já a sua marcação.

 

Conhece mais alguma futura mamã? Surpreenda-a com um dos nossos Vouchers Mommy Care, que incluem 3 Massagens Gestantes por 96€. Adquira já o seu aqui