Subscreva a nossa newsletter e receba novidades e promoções exclusivas!

6 Mitos Sobre A Celulite Que De Certeza Já Ouviu

Setembro 1, 2020

Partilhe este artigo, escolha a sua rede social!

De certeza que já ouviu as mais diversas teorias sobre os efeitos da celulite e muitas delas serão, certamente, erradas! De nome científico “lipodistrofia ginóide”, a celulite pode aterrorizar muitas mulheres, mas também homens.

Afinal, o que é? É uma alteração causada pela acumulação de gordura, água e toxinas nas células, deixando-as cheias e endurecidas. O local afetado fica com desníveis e nódulos - os tais furinhos na pele.

Recolhemos seis mitos muito comuns sobre a celulite, ou a chamada “casca de laranja”:

  1. Os cremes para prevenir a celulite não valem a pena: Falso. Ainda que não sejam milagrosos, nem resolvam o problema da “casca de laranja” por si só, ajudam ao seu combate, devido às várias substâncias que contêm. Estas atuam nas células da gordura, favorecem a drenagem linfática e estimulam a síntese de colagénio, que é essencial para a elasticidade da pele. 

  2. A celulite só aparece depois dos 25: Falso. Pode aparecer logo na puberdade, quando os níveis de estrogénio aumentam - no caso das mulheres. No entanto, é mais suscetível de surgir com o aumento da idade.

  3. Os homens não têm celulite: Falso. Apesar de as mulheres serem a esmagadora maioria com celulite, os homens também podem ter! As mulheres, com a elevada produção de estrogénio, têm mais tendência a acumular líquidos e proteínas nas células de gordura, sobretudo na região dos quadris, barriga, nádegas e coxas. Como os homens têm um tecido adiposo diferente, ganham mais massa muscular do que gorda, o que significa que é mais improvável ganharem celulite, mas não é de todo impossível.

  4. As massagens não ajudam: Falso. Massajar as áreas com celulite pode fazer milagres! As massagens drenantes realizadas por meio de manobras intensas de amassamento, deslizamento e pinçamento em locais do corpo, como nos quadris, coxas, glúteos, cintura, abdômen e braços – atuam na circulação, melhorando o metabolismo da região. Aliviam a sensação de inchaço e de pernas cansadas e têm resultados imediatos!

  5. Só quem não pratica exercício é que tem celulite: Falso. Ainda que o peso faça acentuar a visibilidade da celulite - quanto mais gordura debaixo da pele, maior é a pressão sobre o tecido conjuntivo -, ela aparece em todas os corpos, independentemente da gordura.

  6. A roupa que usa tem influência no aparecimento da celulite: Falso. Podem vender-lhe a ideia que algumas roupas são boas para prevenir a celulite, mas normalmente não é verdade. Aliás, algumas roupas mais apertadas podem fazer com que a celulite apareça mais rapidamente, porque cortam a circulação e limitam o fluxo sanguíneo.

Quer dizer “adeus” à celulite? No MyWellness, dispomos de um conjunto de tratamentos que a vão ajudar no combate à celulite! Fale connosco para saber quais os mais indicados para si!